30 de jun. de 2016

Resenha: O HISTÓRICO INFAME DE FRANKIE LANDAU - BANKS

O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks

Autora: E. Lockhart

Editora: Seguinte

Páginas: 339

Ano: 2013

Nota: 8.5 / 10

Sinopse:  Aos catorze anos, Frankie Landau-Banks era uma menina comum. Gostava de ler, participava do Clube de Debates e era a princesinha da família. Mas nas férias de verão ela se transforma: de repente surge uma garota cheia de curvas, com uma beleza inusitada. E essa transformação física vem acompanhada de uma mudança de atitude: Frankie já não aceita um “não” como resposta. Principalmente quando esse “não” significa que ela não pode participar da sociedade secreta da qual seu namorado faz parte, só porque é menina.
Usando todas as suas habilidades (e alguns conhecimentos adquiridos nas aulas), Frankie criará artimanhas para provar que pode ser ainda mais genial que os membros da Leal Ordem dos Bassês. E a escola logo se tornará palco de pegadinhas até então inimagináveis.


Já no primeiro capítulo do livro, o leitor se depara com uma carta, onde Frankie assume toda a culpa de traquinagens no internato onde ela estuda. Esse começo me deixou totalmente intrigada e curiosa para saber o porquê dessa carta de confissões.
Nos capítulos seguintes Frankie é descrita como uma garota comum, de 14 anos, que não é nem um pouco popular e participa do clube de debates da escola, até que suas férias passam e ela “cresce", ganhando curvas e começando a chamar mais atenção.

Nesse novo ano, na renomada Alabaster, Frankie chama a atenção do garoto mais popular do colégio: Matthew Livingston. Nessa parte do livro confesso que pensei "mais um livro adolescente, cheio de amorzinho", mas foi ai que me enganei. Depois daquele começo de namoro, cheio de algodão doce, Matthew começa a dar mais valor para os "manos", do que para Frankie, além de deixa-la em segundo plano, Livingston e seus amigos a tratam de forma inferior, principalmente, por ela ser mulher.

No começo a protagonista fica justificando que "ele não pode ficar comigo (nem hoje nem nunca) porque tem que ficar com os amigos, mas ele me ama mesmo assim", ai gente isso me irritou tanto. Mas ai a ficha de Frankie começa a cair, certo dia, após ser dispensada por seu namorado pela milésima vez, ela segue ele e descobre que que o mesmo faz parte da Leal Ordem dos Bassês, um sociedade secreta de alunos, fundada em 1951 e foi passada por várias gerações.

Porém, essa sociedade secreta apenas homens podem fazer parte, isso deixa Frankie inconformada, e na primeira oportunidade que surge ela fara armadilhas, pegadinhas e traquinagens para mostrar que as garotas podem fazer algo muito melhor que os homens.

Depois da descoberta de Frankie a leitura flui muito melhor, o livro se tornou bem mais interessante, cheio de intrigas e tudo mais.
Gente eu gostei demais desse livro, principalmente porque mostra o valor da mulher, que mesmo no século XXI ainda é vista como o sexo frágil ou a princesinha da família. O final da estória é maravilhoso.

3 comentários:

  1. Nossaa não conhecia esse livro, mas super me interessei parece ótimo. Amo livros assim e já até coloquei-o na lista kkk
    Enfim, amei a sua resenha, parabéns!! O seu blog também é lindo. ❤
    Bjs da Nathy
    Livrosperfeitosdanathy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico muito feliz que tenha gostado! Outro livro da mesma autora que quero muito ler é Mentirosos.

      Excluir

 renata massa