11 de abr. de 2017

RESENHA DA LEITURA

Jantar Secreto

Autor: Raphael Montes


Páginas: 376

Ano: 2016

Nota: 3/5

Sinopse: Um grupo de jovens deixa uma pequena cidade no Paraná para viver no Rio de Janeiro. Eles alugam um apartamento em Copacabana e fazem o possível para pagar a faculdade e manter vivos seus sonhos de sucesso na capital fluminense. Mas o dinheiro está curto e o aluguel está vencido. Para sair do buraco e manter o apartamento, os amigos adotam uma estratégia heterodoxa: arrecadar fundos por meio de jantares secretos, divulgados pela internet para uma clientela exclusiva da elite carioca. No cardápio: carne humana. A partir daí, eles se envolvem numa espiral de crimes, descobrem uma rede de contrabando de corpos, matadouros clandestinos, grã-finos excêntricos e levam ao limite uma índole perversa que jamais imaginaram existir em cada um deles.


Olá leitores!!! Hoje tem resenha de um autor nacional que muita gente fala bem, a Resenha da Leitura é sobre Jantar Secreto do autor Raphael Montes. Eu já tive a oportunidade de conhecer esse autor quando ele deu uma passadinha aqui em Manaus, ele é muito simpático, atendeu a todos os fãs e autografou todos os livros dos leitores. Jantar Secreto é o primeiro livro que leio dele então vamos para mais uma resenha em parceria com a Livraria Leitura.

O livro fala de quatro amigos (Dante, Leitão, Miguel e Hugo) que saíram do interior do Paraná para ingressarem nas melhores faculdades do Rio de Janeiro e morarem juntos na metrópole da oportunidade. Como todo jovem eles aspiram os melhores dos sonhos, se formar em uma faculdade de renome, trabalhar na área de sua formação e ser rico, ou apenas ter dinheiro para fazer umas extravagâncias de vez em quando. Mas com o tempo e com a crise no país tirando os sonhos da população, os jovens não foram poupados, um emprego decente é um sonho distante, a convivência entre os amigos se torna cada vez mais conturbada, o dinheiro está cada vez mais escasso e a situação chega ao limite quando eles quase são despejados.

Para sair desse desespero eles começam a promover jantares secretos para clientes com gostos refinados, EXÓTICOS e ricos. Em apenas um dia o jantar já é um sucesso e esse novo empreendimento continua, mas o menu desses jantares não são tão fáceis de se conseguir, então tudo se torna mais difícil e isso tem que ser feito na discrição.

Gente fiquei chocada com esse livro, sério, eu nunca tinha lido um livro com essa temática. A história faz o leitor se pôr no lugar do personagem e pensar se realmente faria aquilo ou até onde você iria por dinheiro. É possível ver a transformação dos personagens, apesar de rápida é nítida, como jovens sonhadores em uma cidade grande e depois como profissionais frustrados e decadentes em busca de mais dinheiro.

O livro é narrado pelo Dante, um administrador frustrado mas que não aceita essa condição. Todos os outros personagens são descritos e avaliados segunda a visão de Dante. Eu gostei da narrativa, mesmo sendo na visão do protagonista a essência dos outros personagens não é afetada. Todos os personagens foram muito bem construídos, com as personalidades marcantes e bem definidas fazendo com que o leitor odeie alguns dos personagens, principalmente o Leitão.

Eu indico o livro pra quem tem estômago forte, as descrições de algumas cenas me deixaram enojada e agoniada, em alguns momentos tive que dá uma respirada para poder continuar a ler. A escrita do autor é muito boa, dá um orgulho quando leio um livro nacional com uma escrita tão evidente e marcante, mostra a personalidade do autor, como foi difícil e importante a construção de todo o enredo. Como na capa já diz o autor soube usar e abusar do humor negro, isso fica evidente em cada capítulo.


A edição me deixou muito satisfeita, as laterais são todas em vermelho, representando o sangue que há na história. Tem um capítulo inteiro mostrando o grupo de whatsapp dos amigos, com memes e até com as trolagens do corretor ortográfico. Eu indico muito esse livro, ele mostra até onde algumas pessoas podem ir pelo poder. Mas e você, até onde vai pelo poder?


Livraria Leitura
Local: Segundo piso do Amazonas Shopping
Instagram: Leitura

13 comentários:

  1. QUERO MUITO LER ESSE LIVRO!!!!!!!!!!!
    ADOREI A RESENHA!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Monique.
    Amei a resenha, esse livro não faz o meu tipo, mas faz um bom tempo que quero ler ele.
    Beijos,
    Keth.
    Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Monique.
    Amei a resenha, esse livro não faz o meu tipo, mas faz um bom tempo que quero ler ele.
    Beijos,
    Keth.
    Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oii.
    Eu tenho muita, mas muita mesmo, vontade de ler esse livro. Pois ele me parece ser do tipo que eu gosto daqueles que enganam e a certa altura vão praticamente nos chamar de otário. Sua resenha me deu ainda mais vontade de adquiri-lo.
    Beijos.
    https://fanficcao.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Ola, Monique.
    Agora fiquei super curiosa para saber o que servem nesse jantar, já pensei inúmeras coisas aqui. Se eu estiver certa, socorro! Kkkk
    Já está na minha lista de desejados!

    Beijos,
    www.pactoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Menina, vamos conversar! kkkk
    Eu já li "O vilarejo" do Raphael e amei, realmente, tem que ter estômago forte. Passei a gostar de terror depois que li esse livro dele. E esse Jantar Secreto parece seguir a mesma linha, já ouvi tanta gente falando desse livro que me deu vontade de procurar em pdf pra ler. É bom quando mergulhamos na história e nos colocamos na pele do personagem, nos faz sentir a narrativa com mais intensidade.
    Beijos,
    Eu Sou Um Pouco De Cada Livro Que Li

    ResponderExcluir
  7. Os livros do Raphael são muito bem escritos né? Adoraria conhecê-lo tb!
    Costumo dizer que quem gosta desse gênero de livro PRECISA ler os livros desse autor! São perfeitos!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Monique!
    Gente eu ganhei esse livro e ainda não tive a oportunidade de ler! Estou surtando com essa sua resenha porque notei que estou perdendo tempo adiando a leitura. Sou muito curiosa com a escrita do Raphael e pensar que vou começar a conhecê-la a partir desse livro me deixa bem animada.
    Fico feliz que tenha gostado da leitura.

    beijinhos!

    http://leiturize-se.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi!!
    Ai, eu preciso ler esse livro! Todo mundo fala tão bem dos livros do Raphael mas ainda não li nenhum :(
    Ótima resenha <3

    Beijos!!

    coresliterarias.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oiee

    Estou com esse livro na estante! Depois dessa resenha, tenho que passar na frente!!!
    Adoro o autor e dá maior orgulho mesmo.
    Gostei muito da resenha, de saber um pouco mais do livro, eu curto muito leituras fortes e esse parece ser assim.

    bjs
    Fernanda

    ResponderExcluir
  11. Adorei sua resenha, bem completa! Fique surpresa com a nota que você deu, porque a maioria eu vi dando 5 estrelas e favoritando haha Mas vou pegar pra ler logo, to bem curiosa pra saber o que vou achar.
    Beijos,
    Yasmim.

    Blog: http://literarte.blog.br
    Insta: instagram.com/blogliterarte

    ResponderExcluir
  12. Já tinha visto esse livro em alguma publicação e agora que li sua resenha estou chocada e curiosa..rs.Nossa bem diferente.

    Ler é viver sonhos:
    http://lereviversonhos.blogspot.com.br
    Fan page:
    https://www.facebook.com/Ler-é-viver-Sonhos-983245805070361/
    Instagram:
    https://www.instagram.com/lereviversonhos/

    ResponderExcluir
  13. Oi Monique, gostei da sua resenha, bem completa!!! Eu tenho curiosidade em ler esse livro, e ao mesmo tempo fico na dúvida se vou gostar desse estilo!!!
    Recebi alguns spoiler e fiquei tipo: "Não acredito!!"
    Vamos ver!!!
    Com carinho
    One®

    http://onebooksoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

 renata massa