19 de mai. de 2017

RESENHA: ALUCINADAMENTE FELIZ

Alucinadamente Feliz

Autora: Jenny Lawson

Editora: Intrínseca

Páginas: 352

Ano: 2016

Nota: 3.9/5

Sinopse: Jenny Lawson está longe de ser uma pessoa comum. Ela mesma se considera colecionadora de transtornos mentais, já que é uma depressiva altamente funcional com transtorno de ansiedade grave, depressão clínica moderada, distúrbio de automutilação brando, transtorno de personalidade esquiva e um ocasional transtorno de despersonalização, além de tricotilomania (que é a compulsão de arrancar os cabelos). Por essa perspectiva, sua vida pode parecer um fardo insustentável. Mas não é.
Após receber a notícia da morte prematura de mais um amigo, Jenny decide não se deixar levar pela depressão e revidar com intensidade, lutando para ser alucinadamente feliz. Mesmo ciente de que às vezes pode acabar uma semana inteira sem energia para levantar da cama, ela resolve que criará para si o maior número possível de experiências hilárias e ridículas a fim de encontrar o caminho de volta à sanidade.

É por meio das situações mais inusitadas que a autora consegue encarar seus transtornos de forma direta e franca, levando o leitor a refletir sobre como a sociedade lida com os distúrbios mentais e aqueles que sofrem deles, sem nunca perder o senso de humor. Jenny parte do princípio de que ninguém deveria ter vergonha de assumir uma crise de ansiedade, ninguém deveria menosprezar o sofrimento alheio por ele ser psicológico, e não físico. Ao contrário, é justamente por abraçar esse lado mais sombrio da vida que se torna possível experimentar, com igual intensidade, não só a dor, mas a alegria.


Olá leitores!!! Hoje temos resenha de um livro diferente, não é fantasia, como costumo postar aqui. A resenha de hoje é sobre o livro Alucinadamente Feliz da autora Jenny Lawson, esse livro fala da própria vida da escritora, que têm vários transtornos mentais e ela mostra como lidar com os dela.

Alucinadamente Feliz é como se fosse uma autobiografia, mas não de uma vida toda, a autora retrata como são seus dias bons e como são seus dias lidando com esses transtornos. Logo no começo do livro ela fala como grande parte da sua vida ela apenas se deixou levar por esses problemas e como havia e ainda há dias que ela está tão deprimida que ela não sai da cama por dias, em um momento de sua vida ela decide que isso não vai mais abalá-la, ela decidiu ser Alucinadamente Feliz, com transtornos ou não.

Vemos que dia após dia ela tenta contornar esses problemas e ser feliz, mesmo que as vezes possa parecer impossível. O modo como ela mostra sua vida é extremamente hilário, sim gente, várias vezes me peguei rindo e pensando “eu não devia estar rindo disso”, mas é impossível se segurar.

A cada página era uma enxurrada de risadas, e a cada capítulo era uma compatibilidade diferente, teve muitas coisas que me identifiquei, situações engraçadas e alguns gostos em comum, como o amor por gatos. Jenny Lawson é uma pessoa sensacional, engraçada, loucamente feliz, mesmos em dias ruins ela não se deixa diminuir.

O livro é como se fosse um diário, Jenny fala como se sente em relação a diversas coisas, fala como é ter depressão e fala como é ser Alucinadamente Feliz apesar de tudo. Houve momentos que a leitura foi um pouco arrastada, mas teve outros que a leitura foi rápida e fluida. O livro não é continuo, os capítulos não têm nada a ver um com o outro é como se ela escrevesse quando tivesse vontade ou quisesse desabafar. No livro também tem várias imagens de coisas que ela acha interessante ou apenas por tirar fotos, como quando ela está vestida de coala ao lado de um coala.

O livro é uma ótima demonstração de como nada é tão ruim assim, todos podem dar a volta por cima e serem felizes. Ela mostra o quanto é importante ter alguém para conversar e desabafar, seja essa pessoa um amigo ou um psicólogo. Também é fundamental ver as pessoas ao nosso redor, observar e ajudar quem estiver precisando de um ombro amigo.


12 comentários:

  1. Oii Monique.
    Eu já havia visto esse livro mas nunca havia lido nem a sinopse nem nada sobre. Primeiro,gostei Bastante de saber como fu ciona o livro e que conta sobre a vida da própria autora. Segundo, realmente não se fala sobre problemas mentais. E ver que autora fala disso sem muitos problemas e sem vergonha é lindo. Amei saber mais sobre o livro. Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  2. Depois da sua resenha, acredito que esse é exatamente o tipo de livro que estou precisando ler no momento sabe. As vezes a gente precisa de algo que nos mostre que nada é tão ruim e que as coisas vão melhorar. Adorei! Parabéns pela resenha <3

    Beijos

    coresliterarias.com.br

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oiiii,
    comecei a rir só de ver a capa e do jeito que sou riso frouxo, tenho certeza que me acabaria de rir com a leitura desse livro, hahaha
    Vou ver se acho ele pra baixar. Fico feliz que a Jenny tenha encontrado na escrita uma maneira de lidar com seus transtornos e, ainda por cima, essa maneira fosse fazendo outros rirem e acreditarem que dias melhores virão e que temos que saber tirar proveito até dos dias maus.
    Beijooos

    EU SOU UM POUCO DE CADA LIVRO QUE LI

    ResponderExcluir
  5. Olá, Monique.
    Confesso que apesar de engraçada, essa capa não é nada atrativa e eu não leria o livro se fosse por ela.
    Gostei da forma da autora abordar o seu próprio transtorno em um livro e maneira de como ela lida com isso. Tenho certeza que é uma leitura bem válida, principalmente para as pessoas que sofrem do mesmo problema que ela!

    ResponderExcluir
  6. Essa capa é tão engraçadinha! Eu o compraria só pela capa, ainda mais o conteúdo dele!
    Esse é daqueles livros que te motivam a viver e mostra que precisamos de muito pouco para ser feliz. É realmente difícil transparecer todos os dias estar bem, em se tratando de pessoas com esse tipo de problema ainda mais.
    Fiquei curiosa para saber como termina!
    Beijos
    Amanda M.

    ResponderExcluir
  7. Não tive a oportunidade de ler mais é a leitura da vez....
    Ansiosa....
    bjos Moni

    ResponderExcluir
  8. Ei Monique, tudo bem?
    Então, eu comecei a ler esse livro, mas não soltei nenhuma risada.
    Eu achei que ir rir pra caramba, estava precisando, mas acabei abandonando a leitura.
    Mas não vou desistir e continuar. Eu achei os desenhos dentro lindos, principalmente dentro da capa. Me surpreendi quando comprei e abri.

    Beijos
    Anne
    Literatura Estrangeira

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li, mas quero muitooo. É um tipo de livro que me agrada e estou muito ansioso para ler.
    http://diarioleitorblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Meu Deus! Eu preciso ler esse livro! Amo autobiografias e, princialmente, quando se mistura tantos sentimentos assim <3 Parabéns pela resenha!

    http://www.as365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bom?
    Não estou acostumada a ler livros assim, mas confesso que gostei tanto da sua resenha, que essa leitura me interessou!
    Beijos, Yasmim.

    Blog: http://literarte.blog.br
    Insta: instagram.com/blogliterarte/

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho vários marcadores desse livro, mas nunca tinha me interessado nele de fato. Adorei sua resenha. :)


    beijinhos, Laila
    entretodososlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

 renata massa