17 de mai. de 2017

RESENHA: ELEMENTAL

Elemental

Autora: Bianca Hubert

Editora: Independente

Pagina: 332

Ano: 2017

Nota: 3.5/5

Sinopse: Em Helementtarë, Reino dos semielfos, quando o Rei ou a Rainha decide deixar seu posto, eles invocam seus criadores – a Mãe Natureza e o Elemento Maior – para ajudarem na Seleção que elegerá o próximo monarca. Então, a Natureza escolhe dez semielfos e dez semielfas, que possuem um dos quatro Dons Elementais principais (Água, Fogo, Terra e Ar), presenteando-os com uma moeda dourada para indicar que foram selecionados.

Arwen encontrou essa moeda e nunca se sentiu tão perdida. A jovem semielfa órfã sempre achou que seu dom fosse Rocha, até que a Natureza a destinou àquele objeto dourado, convocando-a para a Seleção – o evento mais importante do Reino. Agora, além de precisar descobrir qual é o seu verdadeiro Dom Elemental, também terá de desvendar como encarar provas que nunca imaginou enfrentar, e quem sabe assim finalmente descobrir suas origens.


Olá leitores!!! Hoje tem resenha nova da parceira Bianca Hubert, autora de Elemental. O livro trata de um mundo místico, onde a Natureza e o Elemento Maior regem o mundo dos semielfos. Todos os personagens do livro tem um Dom Elemental, onde esse estabelece em como o semielfo irá ajudar e se encaixar na sociedade.

A história é voltada para Arwen, uma semielfa órfão de pai e mãe que ainda não se encontrou nesse Dom que lhe foi designado ainda na adolescência. Ela é aquela típica menina conformada com tudo, ela gosta de onde ela está, pensa que nada de revolucionário irá acontecer na sua vida, até que Arwen começa a ter sonhos estranhos com fênix e lírios, logo depois ela encontra uma moeda e todo o seu mundinho muda de uma hora para outra. 

A partir desse momento a história começa a acontecer rapidamente, ela é escolhida para participar da seleção que irá definir a nova governante do reino e terá que deixar tudo que ela conhece para trás, pelo menos por enquanto. Tudo o que ela quer é ficar com seus “pimpolhos” no orfanato, mas algo a puxa para essa nova aventura. Ao chegar lá já descobre que o dom designado para ela quando mais nova está totalmente errado, Arwen se sente perdida, sente falta dos seus amigos e de sua tutora, sente que algo está errado.

Em Elemental é possível ver o crescimento da personagem principal, antes uma menina conformada e depois uma garota com atitude e curiosidade de descobrir o seu passado, uma garota que corre atrás do que quer e não aguenta nada calada. Junto com ela, na seleção, há mais 19 jovens nobres que pretendem governar o reino, desses dezenove apenas dois se tornam realmente amigos de Arwen, Panthael e Aeron. Gente eu AMEI o Aeron com seu charme mas sem arrogância, mesmo sendo nobre ele se sente igual aos outros, nem melhor, nem pior, e com esse caráter ele irá ajudar Arwen em momentos difíceis. 

No começo do livro a protagonista é meio paradona, sem muita atitude e isso me incomodou muito, tive vontade de gritar "mana acorda pra vida", mas com o passar das páginas e com a mudança de ambiente ela se tornou forte. Tem muitas coisas no livro que nos fazem pensar, uma delas foi uma frase muito boa "Promessas são quebradas, e palavras são esquecidas. Porém atos ficam." O livro está repleto de frases e pensamentos assim. 

Se você gosta de livros agitados e rápidos, eu indico muito Elemental, pois tudo acontece muito rápido, mas de uma forma coerente e precisa. A descrição do mundo é muito boa, o livro explica a divisão social e como as coisas funcionam nesse mundo. O que me deixou muito curiosa foi a relação da Mãe Natureza com os semielfos, a misticidade me deixou muito envolvida e empolgada, foi a primeira vez que li sobre esse assunto em um livro de fantasia. Eu estou muito ansiosa pelo segundo e descobrir tudo o que aconteceu depois.

8 comentários:

  1. Olá Monique, ótima resenha!!! Eu gosto de livros que os fatos acontecem rápidos, assim a leitura flui rápido, pois sempre estamos curiosos pelos próximos fatos!!!
    Com carinho
    One®
    http://onebooksoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, Monique!

    Que livro diferente!
    Eu adorei a capa e suas fotos ficaram incríveis.
    Gosto de livros que acontecem rápidos e tenham uma boa história. Me interessei.
    Gostei também da frase que você citou, até anotei aqui rs. Muito certa.

    bjs
    Fernanda
    http://condutaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Monique!
    Realmente personagens paradonas causam certo tipo de revolta, mas que bom que teve esse crescimento dela no decorrer da história. Achei fantástico o livro falar sobre elfos e essa capa está sensacional! Gostei muito da resenha e apesar de ter começado a ler fantasia recentemente acho que arriscaria com esse também.

    beijinhos!
    http://leiturize-se.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oii Monique. Livros agitados são os melhores. Amei a forma com o qual a autora obordou o livro. Me lembrou bastante O Senhor dos Aneis. Acho que foi o nome da personagem. Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  5. Oi Monique!!
    Não conhecia esse livro. Me despertou muito interesse!
    E que capa linda!!!!

    Beijos

    coresliterarias.com.br

    ResponderExcluir
  6. Menina, que livro lindoooo!
    E sua resenha me deixo curiosa, amo fantasia e esse mundo de fadas e elfos me encanta! E eu amo livros rápidos e é maravilhoso acompanhar o desenvolvimento de um personagem, né? Está na minha lista!
    Beijos
    EU SOU UM POUCO DE CADA LIVRO QUE LI

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bom?
    Confesso que amo fantasia, estou bem curiosa pra conhecer esse, já vi muitos comentarios positivos. Parabens pela resenha!
    Beijos, Yasmim.

    Blog: http://literarte.blog.br
    Insta: instagram.com/blogliterarte/

    ResponderExcluir
  8. Uau! Eu não gosto de livro de fantasia, mas sua resenha foi tão empolgante que me deu vontade de ler. :)

    Beijinhos, Laila
    entretodososlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

 renata massa