13 de jun. de 2017

RESENHA DA LEITURA

Mitologia Nórdica

Autor: Neil Gaiman

Editora: Intrínseca

Páginas: 288

Nota: 4.9/5

Sinopse: Uma jornada da origem do universo até o fim do mundo.

Quem, além de Neil Gaiman, poderia se tornar cúmplice dos deuses e usar de sua habilidade com as palavras para recontar as histórias dos mitos nórdicos? Fãs e leitores sabem que a mitologia nórdica sempre teve grande influência na obra do autor. Depois de servirem de inspiração para clássicos como Deuses americanos e Sandman, Gaiman agora investiga o universo dos mitos nórdicos. Em Mitologia nórdica, ele vai até a fonte dos mitos para criar sua própria versão, com o inconfundível estilo sagaz e inteligente que permeia toda a sua obra. Fascinado por essa mitologia desde a infância, o autor compôs uma coletânea de quinze contos que começa com a narração da origem do mundo e mostra a relação conturbada entre deuses, gigantes e anões, indo até o Ragnarök, o assustador cenário do apocalipse que vai levar ao fim no mundo. Às vezes intensos e sombrios, outras vezes divertidos e heroicos, os contos retratam tempos longínquos em que os feitos dos deuses eram contados ao redor da fogueira em noites frias e estreladas. “Mitologia nórdica” é o livro perfeito para quem quer descobrir mais sobre a mitologia escandinava e também para aqueles que desejam desvelar novas facetas dessas histórias.


Olá leitores, hoje tem resenha nova!!! Esse mês fiquei ausente por que eram muitos eventos literários e eu entrei em semana de avaliação. Mas as férias estão por vir e novas leituras também. A Resenha da Leitura de hoje é de um livro que li no começo do mês de Maio (sim, faz um tempinho) que foi Mitologia Nórdica, do Neil Gaiman.

Eu sempre gostei muito de todo tipo de mitologia, seja nórdica, grega, romana, maia e todas que façam com que desperte em mim a curiosidade. Quando vi esse livro lançado eu fiquei desesperada para ler e a Livraria Leitura me deu esse privilégio. Neil Gaiman já tem uma longa estrada de livros e fãs por todo o mundo e esse é seu livro mais recente, que já conquistou diversos leitores e eu não pude ficar de fora.

O livro é formado de contos, que são recontados no estilo de Neil Gaiman com excelência. O autor mostra desde o começo dos tempos até o fim, o Ragnarök, que foi uma descrição maravilhosa e impecável. Todos estamos acostumados com a visão “Marvel” da mitologia nórdica, isso será destruído com este livro e será maravilhoso. Existem dois tipos de deuses, os Aesir, que são os deuses guerreiros, como Thor, e os deuses Vanir, que cuidam da natureza, como Frey e Freya. Antes esses dois deuses eram rivais, mas agora eles selaram um tratado de paz. Como sempre os que mais se destacam são os guerreiros, com suas aventuras e de vez em quando burrices.

O livro fala através dos contos sobre o começo de tudo, como tudo foi criado por Odin e seus irmãos, mas para isso tiveram que fazer sacrifícios. Conta também como os mundos foram divididos e isso é fundamental para quem não conhece muito de mitologia nórdica. Como Thor conseguiu seu Mjölnir por causa de Loki. Mostra também o quanto Loki é inconsequente, irresponsável e é irmão de Odin e não de Thor.

Os contos que mais gostei foi: “Os filhos de Loki”, que fala como Loki teve 3 filhos que foram fundamentais no Ragnarök. “A Yggdrasill e os nove mundos” onde se explica os nove mundos. E também "o casamento incomum de Freya” onde Thor se veste de mulher.


Mas o livro foi finalizado incrivelmente bem com “Ragnarök: o destino final dos deuses”, que sem dúvidas foi o melhor conto de todos. O autor mostra como diversos fatores e deslizes dos deuses causou o fim dos tempos e trouxe a destruição para os mundos. E mesmo com tudo sendo destruído e sendo engolido por trevas a vida renascerá depois do fim.

Eu gostei MUITO desse livro, Neil Gaiman fez um trabalho sensacional, com uma escrita impecável com que fez eu querer ler cada vez mais. A descrição dos lugares e dos personagens faz com que o leitor se sinta dentro desse universo nórdico. Espero ler mais livros desse autor que já conquistou meu coração. Obrigada Livraria Leitura por esse livro MARAVILHOSO.

2 comentários:

  1. Parece realmente legal. Essa resenha me deixou interessado no livro.

    ResponderExcluir
  2. Heey!
    Adorei a resenha e parece ser um livro bem interessante, vou add no skoob para não esquecer. Abraços.
    http://diarioleitorblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir

 renata massa