3 de ago. de 2017

RESENHA DA LEITURA: 1977-ENFIELD

1977-Enfield

Autor: Guy Lyon Playfair 

Editora: DarkSide

Ano: 2017

Nota: 4/5

Sinopse: Enfield, subúrbio de Londres. Na fria noite de 31 de agosto de 1977, a vida de uma família simples e comum mudaria para sempre. Pequenas batidas e sons inexplicáveis, móveis caindo sem nenhum motivo aparente, esse parecia um verdadeiro caso de poltergeist.
Desde os primeiros dias, os pesquisadores de atividades psíquicas Maurice Grosse e Guy Lyon Playfair acompanharam o caso e conseguiram documentar mais de seiscentas páginas de transcrição de fitas cassetes e registros em vídeo dos surpreendentes e assustadores eventos, aqui relatados exatamente como aconteceram. Trata-se de um livro documental, escrito por um jornalista. Você tem acesso aos fatos e pode tirar suas próprias conclusões, se conseguir chegar ileso até o surpreendente final.


Olá leitores!!! Férias terminam mas as leituras continuam se acumulando. Hoje a Resenha da Leitura é da editora maravilhosa DarkSide Books, de um livro que foi lançado recentemente: 1977-Enfield, do autor Guy Lyon Playfair, que além de escritor é especialista em mediunidade, então tem total domínio sobre assuntos sobrenaturais. Obrigada Livraria Leitura pelo livro e vamos à resenha.

O livro se trata de um relato sobre o que a Sr. Harper e seus filhos passaram dentro de uma casa nos subúrbios de Londres, onde podia-se ouvir gritos constantemente. Guy passou três anos estudando e investigando os fenômenos sobrenaturais que haviam naquela casa. A família passou por muitas coisas devido essa “presença” na casa, objetos eram derrubados ou levitavam sem qualquer tipo de ajuda, móveis eram arrastados pela casa, vozes falando durante qualquer hora do dia ou gritos estridentes nos cantos dessa casa.

1977-Enfield é um livro para pessoas que querem conhecer mais desse mundo sobrenatural, não é um mero livro de terror ficcional, o caso de Enfield é real e perturbador. Esse fenômeno inspirou o filme Invocação do Mal 2, mas se você pensa que o livro é igual ao filme, está muito enganado. O livro tem um nível de detalhes que deixa o leitor intrigado do início ao fim, e talvez depois de acabar a leitura. O filme não chega nem perto dos horrores que essa família realmente passou.

Com a ajuda de Maurice Grosse, Playfair acompanhou de perto os dramas da família e juntos presenciaram diversos acontecimentos que nem mesmo a ciência pode explicar. O livro traz diversas fotografias que podem comprovar o que estava acontecendo. Além da fotografias os pesquisadores também gravaram diversas manifestações e áudios, inclusive no próprio site da DarkSide Books tem um desses áudios. Quando lemos o livro sentimos aquele ar pesado, de que aquilo não é só uma história ou uma lenda, mas sentimos como se estivéssemos próximos daquilo. O terror que a família passa é bem nítido e deixa o leitor intrigado a cada página, sentimos que aquilo é real e com as imagens o leitor fica desconfortável de com o quão real é.

Não espere uma história contínua. Como é um relato, há capítulos que não se tem muita emoção ou evolução na investigação paranormal. Mas se você tem curiosidade de saber como esse mundo sobrenatural funciona esse é um livro muito bom para isso. Se você gostou de Ed e Lorraine Warren ou Exorcismo, 1977-Enfield é uma ótima opção também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 renata massa