21 de ago. de 2017

RESENHA: É INVERNO

É Inverno

Autora: Cecília Mouta

Editora: Chiado

Páginas: 344

Ano: 2017

Nota: 8/10

Sinopse: Izzy é fascinada pela neve, o inverno é sua estação do ano preferida. Todos os dias, na escola, ela se diverte com seus melhores amigos: Lil, Sam e Mat. Porém, Lil sofre de pesadelos e toda vez que os tem, algo ruim acontece em seguida.
Naquele ano o inverno estava diferente, intenso. E, certo dia, Lil tem um pesadelo que muda completamente a vida dos quatro amigos. Os episódios seguintes levam o leitor a viver momentos emocionantes nas descobertas que Izzy faz sobre a própria vida. Até que chega o momento crucial em que ela tem que fazer uma escolha que poderá colocar um ponto final em toda a sua história até ali, inclusive na amizade com sua melhor amiga Lil.


Olá leitores!!! Como vão as leituras?
Bom, hoje eu tenho uma resenha muito especial para vocês, há mais ou menos um ano eu fiz uma parceria com uma autora linda que foi a Cecilia Mouta, que tinha lançado "O Colecionador de Borboletas" e que fiquei muito feliz em ler, o livro é incrível. Agora, depois desse um ano, ela está lançando seu novo livro sábado, dia 19 de agosto. Eu tive a oportunidade de ler o seu novo livro "Inverno", antes de seu lançamento, e me sinto muito honrada por isso. Obrigada Cecilia por esse presente e por me fazer voltar a infância com essa leitura. Vamos à resenha.

O livro começa com a nossa protagonista com apenas 9 anos de idade. Izzy é uma menina cheia de alegria e sem preocupações, mas muito cativante, já que ela é só uma criança. Ela tem três melhores amigos Lil, Sam e Mat, que são inseparáveis, todos os dias se divertindo e sempre estão pensando no futuro juntos. Lil tem um dom especial, ela tem sonhos, mas não são apenas sonhos, eles realmente acontecem e isso a deixa atormentada quando ela sonha uma tragédia, algo que pode mudar o rumo das vidas das quatro crianças.

Essa primeira parte começa um pouco lenta, como estamos lendo pela narração de uma criança, de Izzy, mas o diferencial é o olhar de criança. A pureza dessa narração, faz o leitor pensar em diversos momentos do livro, já que quando somos crianças não temos filtros, nós falamos o que pensamos e sentimos de verdade. O livro mostra que com o passar de nossos aniversários vamos deixando uma parte de nós para trás, ficamos mais rígidos por dentro, sem coragem ou vergonha de expor o que sentimos, isso é muito claro na leitura e me deixou pensativa.


[CONTEM SPOILER, mas não muito] Após a tragédia que acomete Sam tudo muda, a vida dos seus três amigos vira de cabeça para baixo. É aí que vamos para a segunda parte do livro, Izzy vai completar seu tão esperado décimo oitavo aniversário, está se formando na escola e é muito popular junto com sua amiga Lil. Tudo parece perfeito naquele ano até que coisas do passado voltam para assombrá-la, não apenas Sam, mas ela mesma. Algo aconteceu com ela no passado que em sua cabeça é apenas escuridão e tristeza.

 O livro é muito bom, é aquele tipo de leitura que te faz pensar, que tem uma mensagem a deixar. Mostra como tudo pode mudar, como a vida é uma caixinha de surpresas e que não podemos prever nada. Ele mostra também como as pessoas mudam e como é importante está presente se alguém precisar. O livro foi uma experiência muito boa, é nítido o crescimento da escrita da Cecília desde "O Colecionador de Borboletas" e ela já tem um completo domínio do envolvimento de passado com o futuro e com o presente.

O final me surpreendeu totalmente, jamais imaginaria que aquilo aconteceria e que tudo mudaria novamente. Eu indico MUITO o livro, além dele ser nacional, temos que valorizar o que é nosso, o livro é uma ótima experiência de volta ao passado.

15 comentários:

  1. Gostei muito da resenha.Observou detalhes importantes como a espontaneidade de uma criança que,ao longo dos anos,vai sendo substituída pela artificialidade do adulto.
    O livro aborda questões que merecem reflexão realmente.
    Quanto às surpresas dessa narrativa... Nossa!São impactantes!

    ResponderExcluir
  2. Ola. Eu gostei bastante do livro e da resenha que você fez. Pareceu ser um livro gem emocionante e reflexivo. Que não só envolve e a ficção e a vida, como também dos fatos que a rodeiam.
    Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  3. A história me pareceu bem lúdica , principalmente pela narração ser feita por uma criança, também causa curiosidade a parte dos sonhos se tornarem realidade de uma forma ruim para os personagens. A passagem para a segunda parte começa a desvendar os segredos do passado? Assim entendi. Enfim você resenhou com muito entusiasmo e deixou ao gosto de quero mais.
    Danuzaeoslivros

    ResponderExcluir
  4. Olá, fiquei curiosa pra ler o livro e a capa me chamou atenção principalmente com a menina que sonha e acontece eu não lembro de ter lidos livros assim e livros narrados com crianças é sempre bom de se ler.

    ResponderExcluir
  5. Esse ano eu li muitos nacionais e estou encantada como a qualidade aumenta a cada novo lançamento.
    Gostei da temática e fiquei bem afim de ler e voltar a infância tb!!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Ei Monique, adoro livros que surpreendem no final!
    As vezes o livro é tão bom, mas chega no final e aí
    acaba sendo previsível, eu sempre diminuo a nota quando
    isso acontece.

    Os autores tem sempre que nos surpreender.
    Adorei o post com as fotos.

    Beijos
    Literatura Estrangeira

    ResponderExcluir
  7. Oii, adorei a resenha! Ainda não conhecia a autora e o livro, mais o enredo me pareceu cheio de aprendizados e descobertas. Gosto muito quando crianças narram , pois elas observam detalhes que muitas vezes passam desapercebidos..fiquei bem curiosa para saber o que são os fatos dos passado que voltam para assombrá-la.. Amei sua resenha e as fotos estão maravilhosas! Beeijos <3

    ResponderExcluir
  8. Olá Monique, confesso que essa capa e esse título já me chamaram a atenção.
    Acho que por esse conjunto e a cor da capa eu já compraria, adoro esse tom.
    Bom, sobre o enredo do livro achei bem convidativo por ser narrado por uma criança, eu adoro isso, e acho até um pouco incomum nos livros quando só vemos mais quando o livro é voltado para crianças. Já quero saber que pesadelos são esses de Lil. Dica anotada, com certeza irá para a minha lista. bjus e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  9. Ei! Tudo bem?

    Quando o nome da autora é o meu nome, eu já quero o livro haha Brincadeiras a parte, eu amei a temática, de verdade. O inverno também é a minha estação favorita e eu já quero pegar essa obra para ler. Adoro essa temática de suspense, fico toda ansiosa e criando teorias para o final :)

    Beijos!
    http://www.as365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bom? (:
    Adorei a premissa, super instigante! Gostei que tenha reviravoltas e que fale sobre inverno haha amooooo! A resenha ficou maravilhosa, parabénsss!
    Beijos, Yasmim.

    Blog: https://literarte.blog.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem? Adorei a sinopse. E mesmo sua resenha revelando pouca coisa, já fiquei curiosa. Sobre os acontecimentos que rondam o passado desses amigos.

    ResponderExcluir
  12. Olá tudo bem?
    Achei a premissa muito interessante e o fato de a história ser contada por uma criança realça uma pureza e ingenuidade das quais faz muita falta hoje em dia. Fiquei curiosa para conhecer Izzy.

    Beijinhos!

    Http://leiturize-se.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá, muito legal que você teve a oportunidade de ler o livro antes do lançamento. A proposta do livro parece boa, e admiro como a autora conseguiu transmitir a inocência da criança na narrativa, nem todos são capazes.
    Beijos
    http://amorliterarioblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Muito obrigada pelas palavras, Monique! Fico muito feliz que tenha gostado! <3

    ResponderExcluir
  15. A escrita da Cecília é mesmo maravilhosa. Eu suspeitei do final desde o início do livro, mas quando se concretizou... Menina. Chorei copiosamente. Achei lindo ela começar a história do ponto de vista de uma criança. Nos faz refletir sobre porque fazemos coisas que não gostamos, porque colocamos tantos filtros em tudo... Maravilhoso.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

 renata massa