16 de ago. de 2017

WAR FOR THE PLANET OF THE APES - REVIEW


Opa, Tudo Bom? Rennan Gardini. Passando para avisar que a partir de agora darei as notas dos filmes em porcentagem. Agora vamos à resenha.
Em 1968 chegava aos cinemas um marco na história da ficção científica. O Planeta dos Macacos, baseado no romance homônimo de Pierre Boulle, trazia o astro Charlton Heston no papel principal e impressionou o mundo com o famoso Plot Twist da cena da Estátua da Liberdade na praia, que se tornou senso comum.

Após sequências que só pareciam piorar e um remake em 2001 que é melhor ser esquecido, parecia não haver mais esperanças de recuperação para a franquia clássica. Até que em 2011 tivemos uma grata surpresa chamada "Planeta dos Macacos: A Origem", que nos mostrou como os símios se tornaram inteligentes e iniciaram a dominação mundial. E quando pensamos que não podia melhorar, a sequência subtitulada O Confronto, lançada em 2014, conseguiu superar as expectativas e mesmo o seu predecessor. Parecia não haver maneiras de um terceiro filme emplacar um sucesso maior, certo?

Errado!!!

"Planeta dos Macacos: A Guerra" nos traz como protagonista Andy Serkis (Senhor dos Anéis) pela terceira vez como o líder dos símios, o chimpanzé César, a excelente direção de Matt Reeves, e Woody Harrelson (Assassinos por Natureza) como o Coronel McCullough, o antagonista do longa.
Após anos de luta, os macacos se escondem em uma base na floresta e tentam viver as suas vidas mesmo com constantes ataques dos humanos. Mas depois de acontecimentos inesperados, os símios se vêem forçados a buscar um novo lar e a sonhada paz, enquanto César abandona seu posto de líder para partir em uma missão pessoal.


O longa é menos frenético que seu antecessor em termos de ação, utilizando deste ritmo mais lento para desenvolver brilhantemente os personagens. César (Serkis), agora mais velho e cansado, continua tentando dar paz a seu povo, mas encontra dificuldades ao ter de lidar com conflitos internos provenientes do filme anterior. Já o Coronel McCullough (Harrelson) ajuda a traçar paralelos da trama com a realidade, nos mostrando um líder militar que quer separar e proteger seu povo dos inimigos com a construção de um muro. Semelhanças?
Harrelson constrói um vilão intimidador, perverso e até mesmo "louco", enquanto Serkis, mais uma vez mostra que César se faz um protagonista muito mais forte e interessante do que muitos personagens humanos que vemos por aí.


Quanto à direção, Reeves aplica técnicas de gigantes do cinema em sua película, sempre adaptando à sua própria identidade. Vemos planos e enquadramentos inspirados em Stanley Kubrick, Martin Scorsese e Francis Ford Coppola, além da construção das cenas de suspense ser visivelmente inspirada por Alfred Hitchcock. A direção e o roteiro de Mark Bomback ilustram de forma excepcional o quanto este filme é mais maduro e profundo que os seus antecessores.

"Planeta dos Macacos: A Guerra" nos entrega não apenas um excelente filme, como uma ponte para o clássico de 1968. Emociona, empolga e fecha com chave de ouro a trilogia. Este, assim como os outros dois, merece ser visto.


95%



9 comentários:

  1. Oii!!
    Como vai?
    Estou louca por esse filme. Gostei bastante dos dpis primeiros e por isso estou bem ansiosa pelo terceiro. Eu nem posso acreditar que é tão bom ou melhor que os outros.
    Chave de ouro reina!!
    Beijos

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  2. Ei Monique.
    Eu gostei do filme anterior quando César tá mais novo, embora eu não goste muito desse tema futurista em que os animais ganham fala. Quando vi o trailer fiquei bastante animada, até.

    Você escreve muito bem!!! Parabéns.

    Beijos
    Literatura Estrangeira

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu acho que eu assisti planeta dos macacos em 2001 . Não tenho certeza mais o que eu assisti eu gostei bastante. Estou muito curiosa para assistir esse filme espero gosta tô com minhas expectativas muito altas em relação a esse filme. Amei o post

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro essa sequência e fiquei super animada com suas impressões :D
    EU já planejava assistir, agora faço questão de ir ao cinema rsrs

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Adorei o post e as impressões, você tem um olhar bem crítico e consegue argumentar brilhantemente ao comparar e criticar. Adoro filmes, mas nem sempre consigo expor minhas impressões assim como faço com os livros. Parabéns! Aliás, quero ver muito!

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
  6. Eu assisti o primeiro( A origem ) e o segundo no cinema.Ainda não consegui ir ver o terceiro, mas pretendo ir logo. Adoro essa saga e seu ´post ficou perfeito.

    ResponderExcluir
  7. Olá tudo bom? (:
    Nunca assisti o planeta dos macacos, eu vejo poucas ficções cientificas. Mas com sua resenha, fiquei bem interessada, você avaliou em quase 100%, então deve ser incrivel! Parabéns pelo post!
    Beijos, Yasmim.

    Blog: https://literarte.blog.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!! Apesar da crítica super bem escrita, sinto dificuldades em tecer comentários por não curtir filmes com macacos humanoides. "Os animais são mais humanos que nós" então como não assisti ao primeiro não tem como eu dizer que assistirei ao segundo, mas adorei o comentário e as inspirações são de nomes de peso de filmes que eu tenho paixão! Fico muito feliz de ter sido uma experiência maravilhosa pra vc! ~Elis Blog Pretenses

    ResponderExcluir
  9. Ei! Tudo bem?

    Sou apaixonada nessa nova versão de O Planeta dos Macacos e, infelizmente, não consegui assistir ao terceiro filme. Venho lendo só comentários positivos e agora vi o seu, só estou com mais e mais vontade de assistir. Acho o Woody Harrelson um ator incrível e só no trailer pude perceber que ele arrasa no filme, então acredito que a obra esteja realmente completa. Parabéns pela review!

    Beijos!
    http://www.as365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir

 renata massa