10 de out. de 2017

BLADE RUNNER 2049 É UM SHOW EMOCIONAL, FILOSÓFICO E VISUAL - CONFIRA NOSSA REVIEW


Como se mexe em um clássico?
Blade Runner (1982) é uma obra de ficção científica baseada no livro “Androides sonham com ovelhas elétricas?” de Philip K. Dick e é lembrada com carinho por muitos fãs da sétima arte. Se tornou um cult e é considerado um dos melhores filmes do gênero. Como mexer em uma obra tão querida pelos amantes de ficção científica e cinema em geral?
Denis Villeneuve nos mostrou como!
Blade Runner 2049 é um ESPETÁCULO. A continuação desta tão aclamada obra consegue nos entregar tudo o que se podia esperar e até mais.

O filme se passa 30 anos após o fim do primeiro e relata a falência da Tyrell Corporation, que teve seus espólios adquiridos por Niander Wallace (Jared Leto). A trama acompanha o policial K (Ryan Gosling), um Blade Runner que após aposentar um modelo de Replicante Nexus 8, acaba com um mistério muito grande em mãos. Forçado por sua chefe (Robin Wright) a prosseguir no caso, K acaba tendo que buscar ajuda ao Blade Runner aposentado, Rick Deckard (Harrison Ford).


Um dos grandes méritos da fita, é não precisar usar os personagens do filme original de muleta. Ryan Gosling repete um pouco da atuação que utilizou em Drive (2011) e demonstra um K solitário, que vive sua vida em função do trabalho e do pequeno mundo que é seu apartamento. Gosling tem uma interpretação bem comedida, sem precisar de mais do que um olhar para nos fazer entender o que seu personagem está sentindo. Já Harrison Ford, em uma de suas melhores atuações, nos mostra como o tempo e os acontecimentos do passado afetaram Deckard e ajudaram a construir uma paranoia e até mesmo uma certa hostilidade em sua personalidade. Todos os atores secundários também conseguem ser muito convincentes, principalmente Jared Leto, que apesar de ter poucas cenas nos faz acreditar em Wallace como vilão e temer sua visão do futuro.


Denis Villeneuve se mostrou muito competente em revisitar este universo. Ele não precisou utilizar de muitos elementos do filme antigo para recriar a atmosfera pesada. Os avanços que essa sociedade futurista recebeu em trinta anos nos são mostrados sem grandes pretensões, e todos eles são imagináveis dentro daquele universo.
O sentimento de solidão e reflexão é bem acentuado pela excelente direção de Villeneuve, bem como pelo impecável visual da película. A câmera varia entre a aberta e a fechada, para demonstrar o mundo devastado e as emoções dos personagens. A fotografia passeia entre a luz e a escuridão, demonstrando a cidade no escuro, iluminada apenas pela tecnologia que a cerca. Em alguns momentos, a fotografia vai para uma sépia agressiva, para reforçar a aridez do lugar que o personagem se encontra. O filme é muito bonito de se ver, o uso das cores foi bem encaixado na trama.


É impossível não mencionar a trilha sonora de Hans Zimmer, que remete muito à trilha original de Vangelis. A trilha é quase um ruído eletrônico, que muda de intensidade e notas conforme as cenas variam. Ficando mais suave em momentos tristes, nos dando uma sensação de solidão e ficando mais pesada em cenas em que a tensão e a ação estão presentes, que aliás, estão muito bem feitas, apesar de não serem o maior atrativo do filme.
Blade Runner 2049 é uma continuação muito honesta e serve como uma expansão para o universo do filme original e da obra literária que nos conta uma história voltada para o existencialismo. Porém, a fita exige que o espectador seja ativo, ou seja, que mergulhe na trama e desvende os mistérios em tela junto com K. Se você quer ir ao cinema só para receber o que está em tela e se divertir, melhor ir ver outro filme.
Com ótimas atuações, um roteiro fortíssimo, excelente fotografia, uma trilha sonora profunda e um final muito poderoso, o filme nos mostra que basta um ótimo diretor como Denis Villeneuve para compreender e revisitar um universo tão aclamado de forma que agrade a todos. Um dos melhores filmes do ano, com certeza!

97%


Por: Rennan Gardini

14 comentários:

  1. Oii Rennan tudo bem? Eu gostei da sua Resenha porque me deu um paronama maior do que esperar do filme. Acredite quando digo que a sua resenha me deu mais vontade de ver do que quando eu havia visto o trailer. De primeiro porque achei o filme forcado, e em segundo porque os efeitos também me pareceram forçados. Espero gostar tanto quanto você quando ver a obra. Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  2. Eu não li e nem assisti ainda acredita? rsrsrs Mas conheço a fama da obra e fiquei bem curiosa depois de ver toda a aventura que tem nela! Fora que adoro o Ryan Gosling hehehe
    Adorei a dica!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Não assisti esse filme ainda, adoro filmes com o Harrison Ford, vou anotar essa dica, pois esse filme parece ser maravilhoso. Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  4. Ei! Tudo bem?

    Queria muito assistir ao filme, mas estava com um pé atrás por ter amado muito o primeiro, entretanto, depois da sua postagem, fiquei mais empolgada. Amo o Jared e o Harrison, veria o filme só por causa deles, mas toda a trama de Blade Runner sempre me empolgou bastante. Quando eu der uma chance, espero gostar tanto quanto você.

    Beijos!
    http://www.as365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Eu não sou muito fã de filmes, nem de ficção científica, mas devo dizer que esse estou bem ansiosa para ler. Vi várias críticas boas e essa sua, me atiçou mais.

    Beijos

    www.blogdiversamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Embora eu ame ver filmes, não estou tendo muito tempo, mas já anotei a dica e realmente, um bom diretor consegue fazer coisas incríveis! Adorei as imagens, a crítica e o post :D Muito interessante! Dica anotada ;)

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
  7. Oii, adorei o post. Não sou muito fã de ficção científica, mais os fatos abordados no post e por ser adaptado de um livro além de ter grandes atores no elenco me deixou bem curiosa para vê-lo.
    Beeijos <3

    ResponderExcluir
  8. Oie
    Gostei do post, achei bem interessante a adaptação. Principalmente por se tratar de ficção científica, adorei.
    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bom?
    Não conheço o primeiro filme nem esse, mas pelo que percebi esse elenco está maravilhoso, e eu amo o gênero.

    Beijos
    Amor Literário

    ResponderExcluir
  10. Olá, infelizmente não me chamou atenção e não é algo que eu quera assistir mais gostei do post

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Estou louca para assistir esse filme! Soube de uma cena improvisada do Androide na chuva e fiquei bem tocada. Espero ver logo para ver se vou gostar também!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem ?

    Eu amei este post, sou um pouco suspeita para falar já que estou louca para assistir este filme e também quero ver como Jared Leto se saiu na trama. Muito bom ver o seu ponto de vista e poder conhecer um pouco mais da proposta do filme. Arrasou.

    ResponderExcluir
  13. Oi, que elenco maravilhoso (e lindo)!!! Super quero ver esse filme depois da sua indicação. Adorei o post, mil beijos.

    ResponderExcluir
  14. Para mim, ver Jared Leto foi imprevisível, mas mais do que isso, foi impressionante o desempenho que ele fez no filme, no começo eu pensei que não seria tão bom, mas fiquei surpresa! O filme Blade Runner 2049 me manteve tensa todo o momento, se ainda não a viram, eu acho que é um dos melhores filmes de ficção cientifica que foram lançados.. No elenco vemos Ryan Gosling e Ana de Armas, dois dos atores mais reconhecidos de Hollywood que fazem uma grande atuação neste filme. Realmente a recomendo.

    ResponderExcluir

 renata massa