18 de jan. de 2018

RESENHA: TARTARUGAS ATÉ LÁ EMBAIXO

TARTARUGAS ATÉ LÁ EMBAIXO

Autor: John Green

Editora: Intrínseca

Páginas: 256

Ano: 2017

Nota: 4,5/ 5

Sinopse: Depois de seis anos, milhões de livros vendidos, dois filmes de sucesso e uma legião de fãs apaixonados ao redor do mundo, John Green, o autor do inesquecível “A Culpa é das Estrelas”, lança o mais pessoal de todos os seus livros: “Tartarugas Até Lá Embaixo”

A história acompanha a jornada de Aza Holmes, uma menina de 16 anos que sai em busca de um bilionário misteriosamente desaparecido – quem encontrá-lo receberá uma polpuda recompensa em dinheiro – enquanto tenta lidar com o próprio transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).
Repleto de referências da vida do autor – entre elas, a tão marcada paixão pela cultura pop e o TOC, distúrbio mental que o afeta desde a infância –, “Tartarugas Até Lá Embaixo” tem tudo o que fez de John Green um dos mais queridos autores contemporâneos. Um livro incrível, recheado de frases sublinháveis, que fala de amizades duradouras e reencontros inesperados, fan-fics de Star Wars e – por que não? – peculiares répteis neozelandeses.



Olá leitores!!! Tudo bem com vocês? Hoje temos nossa primeira resenha de 2018, espero que gostem. Eu comecei o ano com um livro que queria muito ler, desde seu lançamento vem sendo muito comentado por todos. Depois de seis anos o autor, John Green lançou um livro que fez e está fazendo um sucesso incrível em todo o Brasil. Não tinha como a editora intrínseca errar no lançamento de Tartarugas Ate Lá Embaixo, que é o melhor livro do autor, sem dúvidas esse livro está guardado no meu coração.

Tudo começa com o desaparecimento de um bilionário, Russell Pickett. Aza Holmes e sua melhor amiga, Daisy, começam a investigar esse acontecimento, já que estão oferecendo 100 mil dólares para quem der uma informação concreta do paradeiro do bilionário. Mas por um acaso ou por foças do destino o filho de Russel era um amigo do passado de Aza e que agora é um garoto perdido com um pai desaparecido. Mas sabem aquele momento que crescemos e um amigo acaba se perdendo no passado por algum motivo e você não teve mais notícias dele? É isso que acontece com Aza e Davis. Mas o desaparecimento do pai dele pode fazer os dois voltarem a serem amigos, ou até mais que isso.


Como todo livro do John Green esse também faz o leitor pensar, e muito. A protagonista, Aza, tem TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) que faz com que ela entre em espirais de pensamentos fazendo com que se sinta cada vez pior e mais reprimida e enganada por si mesma. É bem marcante a forma que o autor trata desse transtorno no livro, é tão real e “palpável” o jeito que ele mostra como aquilo realmente acontece com as pessoas, como é não ter controle sobre seus próprios pensamentos e atitudes.

“... até você finalmente se dar conta de que não está preso na cela. Você é a cela.”

É muito bom ver o crescimento de todos os personagens, como Davis lida com seu irmão mais novo sem seu pai, como Aza vive com o seu transtorno e tenta ter uma vida normal. É lindo a forma como esses dois personagens se aproximam e como são sinceros e verdadeiros um com o outro. O livro tem inúmeras frases que faz com que o leitor leia e reflita e se coloque no lugar do personagem.

“Qualquer um pode olhar para você, mas é muito raro encontrar que veja o mesmo mundo que o seu.”

O que mais me chamou atenção no livro é a relação do Davis com a Aza, não é uma relação que vemos nos outros livros, cada um sabe seu limite e o outro respeita. É bonito ver o crescimento de ambos, mesmo que no final tudo fique perfeito eles estarão sempre ali para ser o ombro amigo um do outro, mesmo que o ali seja distante. Sabe aquele amigo que você não vê a tempos, mas que quando se reencontram é como se nada tivesse mudado? É assim que vejo a relação desses dois personagens.


Esse livro é muito bom um dos melhores do autor, a história é muito bem construída e o enredo não deixou a desejar nenhum pouco. Para quem já está familiarizado com a escrita do John Green será como rever um amigo dos velhos tempos, a leitura é leve e simples, características que o autor não perdeu com esses anos. Eu amei esse livro e indico muito.

10 comentários:

  1. Oie. Eu tive algumas decepções com o John Green ao longo dos anos por sempre ler livros que me aparentavam ser resumíveis em linhas ou parágrafos. Entretanto, quanto mais leio sobre Tartarugas... mais me sinto animada para ler ele. Pelo que percebo é um livro bem construído sobre amadurecimento. Amei sua resenha. Esta bem explicada me deixou ainda mais perto de ler a obra.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Jessica!!!
      Eu também já me decepcionei com alguns livros do autor, mas sem duvidas Tartarugas Até Lá Embaixo é o melhor de todos, tem mais sentimento. Indico muito.

      Excluir
  2. John Green é o cara né, quando o autor sabe construir bem os personagens, ele acerta no tiro né non? A história parece ser cheia de emoções, me despertou o interesse, apesar da capa ser simplisinha né, sou dessas que compro livros pela capa, mas se a história for boa eu dou uma chance, bjocas e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  3. Oie
    Que bom saber que a estória é bem construída, não vejo a hora de ler esse livro e me apaixonar também. Gosto muito da escrita do John Green mas ainda tô esperando um livro dele que me faça dar nota máxima kk ADorei a resenha.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  4. Fico babando em todas as resenhas desse livro, espero conseguir ler ele em breve :)
    É tão amorzinho e eu sou super fã de como Green consegue tratar esses temas de forma tão linda nas obras.

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Oii, ainda não li nada do autor. Sempre ouço elogios a ele. Esse sem dúvidas parece uma obra incrível, com personagens bem contruídos , amo quando o autor no permite crescer e aprender junto com os personagens.
    Sem dúvidas espero poder ler em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Ei! Tudo bem?

    Nossa, as pessoas falam tão bem desse livro que eu fico louquinha para conhecer melhor. Sou apaixonada no John e em sua escrita, os livros me fascinam e eu estou querendo muito ler Tartarugas, espero me apaixonar tanto quando você :)

    Beijos!
    http://www.as365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem!

    Que resenha incrível! Estou muito curiosa para ler esse livro, principalmente porque eu amo alguns livros do Green e esse parece ser mais uma obra incrível!

    Mari Barros
    Blog Diversamente

    ResponderExcluir
  8. Olá! Apesar de gostar do autor, não me empolguei muito com o lançamento de Tartarugas até lá embaixo. Porém, é tanta gente falando muito bem desse livro que a minha vontade mudou drasticamente. Gostei muito da sua resenha, estou curiosa para conferir essa amizade entre Aza e Daisy, porque adoro livros que exploram amizades assim. Necessito ler! Beijos.

    https://abducaoliteraria.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bom?
    Quando fique sabendo que o Jhon Green ia lançar um novo livro, fui correndo ler.
    Ele caiu em hora certa, me ajudou a ter mais controle sobre meus pensamentos e me tocou de forma profunda.
    Nesse livro, o autor foge dos clichês de relacionamentos.

    Beijos, Ally.
    Amor Literário

    ResponderExcluir

 renata massa