1 de fev. de 2018

5 MOTIVOS PARA LER A TRILOGIA DOS ESPINHOS



Ano passado eu estava à procura de um livro leve para intercalar minhas leituras mais pesadas. Eis que me deparei com Prince of Thorns, o primeiro livro da aclamada Trilogia dos Espinhos de Mark Lawrence. Resolvi dar uma chance ao livro, pensando que encontraria uma fantasia leve e um pouco juvenil. Entretanto, logo nas primeiras páginas fui surpreendido com uma leitura pesada e um universo incrível, um livro que com certeza não é juvenil.

Logo após terminar minha leitura de Prince of Thorns, me vi tão imerso e apaixonado que não consegui engajar em nenhuma outra leitura até ter em mãos o segundo volume da trilogia, King of Thorns. E antes de terminar o ano já tinha fechado toda a trilogia. Senhoras e senhores, que grata surpresa. A Trilogia dos Espinhos acabou se tornando minha melhor leitura de 2017 e uma das melhores da minha vida e hoje nesse post de recomendação, irei listas cinco motivos para vocês darem uma chance a esse incrível universo criado por Lawrence.

Vamos lá:


5 – A Edição: Apesar de não estar relacionada à história em sí, é sempre bom ter livros bonitos na nossa estante. A edição brasileira lançada pela maravilhosa Darkside Books já é um bom motivo para dar uma chance ao universo. Capas duras estampando artes lindas e uma excelente diagramação, isso que você irá encontrar nos exemplares brasileiros.

4 – A Escrita de Mark Lawrence: Posso resumir esse ponto na seguinte frase: MARK LAWRENCE ESCREVE PRA CARAMBA!
A descrição de seu universo é bem detalhada, o que nos faz crer nele, mesmo com toda a complexidade que o envolve. Aventura, tramas políticas, cenas de ação, diálogos, construção narrativa, desenvolvimento de cenário e personagens, todos os aspectos são brilhantemente ilustrados até o ponto em quem você para de ver letras e a história simplesmente flui como um filme na sua cabeça.

3 – Realismo: Apesar de se tratar de uma fantasia dark, os acontecimentos são plenamente plausíveis com a idade média que conhecemos. A retratação da sociedade na época imposta remete muito a tudo que conhecemos historicamente, isso dá profundidade para o universo. Tudo é muito cru e visceral, a violência não está lá apenas para agradar ao público, ela serve para desenvolver os personagens e fazer a trama andar para frente. Ainda assim, é sempre gratificante ver uma batalha brutal ou outra.

2 – O Universo: Não direi nada a respeito da época em que os livros se passam, porquê acho pertinente os novos leitores decifrarem isso sozinhos e terem a mesma surpresa que tive. O que posso dizer é que o modo como isso nos é apresentado é muito bem encaixado, Lawrence não simplesmente joga os elementos do universo na boca de um personagem, ele vai entregando os elementos e deixando que isso se monte na cabeça do leitor, desde seus personagens até seus cenários e acontecimentos, nada é gratuito, tudo gira em torno da história e da construção do universo.

1 – O Protagonista: A Trilogia dos Espinhos é narrada em primeira pessoa, sob os olhos do príncipe Honório Jorg Ancrath, um jovem que teve sua mãe e irmão assassinados de forma brutal e foi jogado em um arbusto de roseira brava, tendo ele mesmo quase morrido. Aos 10 anos de idade, Jorg fugiu do castelo de seu pai levando vários prisioneiros e eventualmente acaba os liderando em uma irmandade.
É impressionante a construção de personagem que o autor faz em Honório Jorg Ancrath, é difícil acreditar que alguém tão novo seja capaz de fazer as coisas que vemos o anti-herói fazer, mas a narrativa contada em duas linhas de tempo rapidamente nos faz crer nos acontecimentos.
Diversas vezes durante a leitura, podemos nos pegar pensando no motivo pelo qual torcemos por alguém tão perverso. A verdade é que o grande trunfo do livro é seu protagonista e como Lawrence nos faz embarcar em sua jornada de vingança e busca pelo poder. É curioso acompanhar a ascensão de alguém que não é exatamente um herói e que trabalha apenas em função de seus próprios interesses. Orgulhoso, frio, calculista e cruel, esse é Jorg Ancrath.


Em 2014, Mark Lawrence lançou o Volume 1 de uma nova trilogia chamada A Guerra da Rainha Vermelha, o primeiro livro se chama Prince Of Fools e se trata de um Spin Off de A Trilogia dos Espinhos, acompanhando outro personagem, o príncipe Jalan Kendeth em uma aventura paralela à de Jorg. Caso tenham interesse, posso trazer uma resenha completa do primeiro volume assim que finalizar minha leitura.

Esperamos que o post tenha agradado vocês e que tenha os instigado a ler essa maravilhosa obra. Aqui fica a nossa recomendação. Os que lerem não irão se arrepender!


Por: Rennan Gardini

14 comentários:

  1. Oii Rennan, tudo bom?
    Eu li os dois primeiros livros dessa trilogia e realmente preciso do terceiro.Entre tantas coisas que me fazem amar ela, a personalidade de Jorg é minha favorita. Muitas vezes somos apresentados a personagens descritos como sem coração, mas que na verdade são reféns de uma situação. Jorg não. Ele é sem coração, mas gosta disso e apesar do seu passado, ele não nega o fato de gostar de ser tão duro.
    Concordo plenamente quando você diz que Jorg é um personagem e tanto. Sinceramente não consigo não gostar dele.
    Beijos.

    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jéssica. Bom saber que mais alguém pensa assim. Jorg é anti-heroi que a literatura fantástica precisava.
      Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  2. Olá!!!

    Que máximo!! Eu estava com receio de ler a trilogia pq achei que poderia ser muito juvenil, agora lendo sua resenha fiquei fascinada, deve ser maravilhoso!
    Fiquei curiosa para saber em qual época se passa e instigada pelo protagonista. Espero começar a ler em breve e o bom que já tem os três livros.
    Sem falar que a edição está linda demais!!

    bjs
    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. A Darkside Books nunca decepciona com as edições. Fico feliz que tenha se interessado. Pode confiar em Mark Lawrence!

      Excluir
  3. Olá Rennan, primeiramente que texto bem escrito!! Fiquei encantada pela sua paixão pela série. Meu namorado tem os livros e leu o primeiro volume e também ficou apaixonado pela história. Inclusive, eu cheguei a olhar hoje para o livro e pensar em começar, mas estava na dúvida, mas depois disso meu amigo vou correr para ler.

    Estou muito curiosa pela história, pra conhecer o protagonista (que já ouvi muita gente falar bem) e por conhecer a escrita desse homem, que pelo que você diz é fantástica. E concordo com você, o design da DarkSide é muito TOP, vale a pena ter os livros dela na estante.

    Excelente post!
    Bjos da Elo!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola. Pode dar um voto de confiança. Vale muito à pena.
      Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  4. Oie
    Eu adorei esses motivos. Essa é uma trilogia que está na minha lista de desejados já faz tempo, mas sempre coloco outros na frente sabe? Adorei saber que tem um enredo mais pesado do que um juvenil mesmo, apesar que eu juvenis mas adoro intercalar com leituras mais densas, acredito que eu iria amar essa trilogia. Amei o post.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  5. Ei! Tudo bem?

    Já tinha visto essa trilogia por aí, mas nunca parei para dar uma olhada, porque não gosto de fantasia. Mas A-M-E-I seus motivos, eles super me convenceram haha Preciso destacar a questão da realidade... Meu maior problema com fantasia é essa questão de ser uma coisa completamente diferente do mundo real, mas fiquei bem feliz em saber que muitas coisas são plausíveis. Como escrevi, seus motivos foram ótimos, parabéns!

    Beijos!
    http://www.as365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Aah, que post lindo, só pela capa seria um ótimo motivo. Adorei saber que a escrita do autor é detalhada e fluída sem dúvidas isso é fundamental para nos apaixonarmos pela leitura. Fiquei bem curiosa para conhecer mais desse universo e saber que época ele se passa. Adoro protagonista como o Jorg que quebram essa visão de protagonistas bonzinhos que tem uma pegada mais vilão, dependendo do contexto que temos por trás.
    Espero poder ler em breve!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá, não curto muito fantasias não, além do mais se forem do tipo pesadas, mas eu compraria esses livros só para tê-los na minha estante, porque realmente os livros da Dark são maravilhosos, dica anotada, quem sabe não dou uma chance, bjocas.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bom?
    Eu leio muita fantasia jovem, e amo. Queria muito ler algo mais adulto, mas não GOT ou Senhor dos anéis e os livros desse autor sempre me chamaram a atenção (só que eu não tinha toda certeza que era adulto).
    Gostei muitos dos seus motivos, com certeza me convenceram. Só conseguir os livros e com certeza irei ler.
    Quero sim a resenha da outra trilogia do autor, será bem vinda!

    Beijos, Ally.
    Amor Literário

    ResponderExcluir
  9. Ola, eu nunca li essa trilogia mais fiquei curiosa em ler eu não leio muito livros de fantasia. Vou anotar a dica

    ResponderExcluir
  10. Eu leio algumas páginas e paro. Muito cruel, mas muito bem escrito. Vou aos poucos conhecendo o protagonista. Ainda não gosto dele.

    ResponderExcluir
  11. Oiii, tem romance na historia?

    ResponderExcluir

 renata massa