18 de mar. de 2018

TOP 10 – OS MAIS INFLUENTES CINEASTAS MODERNOS

Por trás de um grande filme existe alguém para pôr tudo na linha. Desde os Irmãos Lumiere, várias personalidades deixaram sua marca no mundo do cinema, sendo cineastas bons ou ruins, todos têm suas peculiaridades e são lembrados por isso. Nesse post, iremos citar alguns dos diretores mais influentes e autorais da modernidade, no intuito de mostrar que apesar de só enxergarmos o que está à frente das câmeras, muito da magia do cinema acontece atrás das câmeras.

10 – David Fincher:


Desde o início é possível notar a mão de David Fincher em suas produções. Tudo, desde à maneira que conduz os personagens extremamente inteligentes de seus filmes, até a maneira que sua direção se associa com a montagem de seus filmes é digno de nota. Se quiser ver um Thriller Psicológico muito bem feito, Fincher é sua escolha.
-Trabalhos mais notáveis: Clube da Luta (1999); Zodíaco (2007); A Rede Social (2010)
Recomendação: Seven (1995).


9 – Wes Anderson:


Ver um filme de Wes Anderson quase sempre causa sensações positivas nos espectadores. As cores de seus filmes e seu humor visual são algumas de suas marcas registradas, bem como seus quadros perfeccionistas e seus planos detalhados, Wes Anderson trabalha seu humor em suas viradas de câmera e seus personagens caricatos. Sendo um diretor extremamente autoral, dificilmente os fãs de cinema encontrarão em outros filmes as virtudes cinematográficas de Anderson.
-Trabalhos mais notáveis: Os Excêntricos Tenenbaums (2001); O Fantástico Sr. Raposo (2009); Moonrise Kingdom (2012)
Recomendação: O Grande Hotel Budapeste (2014).


8 -  Paul Thomas Anderson:


Excelentes movimentos de câmera, às vezes mesclados em planos longos e planos-sequência igualmente brilhantes são algumas das marcas de Paul Thomas Anderson. Sendo um dos cineastas mais ambiciosos da atualidade, seus filmes são compostos quase como quadros, devido ao incrível senso estético do diretor. A marca visual de seus filmes e seus diálogos e cenas extensos os tornam uma boa pedida para todos os cinéfilos.
-Trabalhos mais notáveis: Magnólia (1999); Boogie Nights (1997); Trama Fantasma (2017)
Recomendação: Sangue Negro (2007)


7 – Darren Aronofsky:


Indicado ao Oscar de Melhor Diretor por Cisne Negro, é muito conhecido por explorar muito bem o psicológico de seus personagens e fazer o público se sentir na pele dos mesmos. Utiliza-se de muitas metáforas e temas pesados para a construção de seus roteiros e utiliza bastante a câmera na mão como um dos recursos de sua direção, criando cenas perturbadoras, mas ainda assim incríveis.
-Trabalhos mais notáveis: Requiem Para Um Sonho (2000); O Lutador (2008); Cisne Negro (2010)
Recomendação: Mãe!


6 - Clint Eastwood:


Outrora um excelente ator de filmes de faroeste, Clint Eastwood se tornou também um excelente diretor. Com uma visão crua e realista do mundo e da violência presente nele, Clint consegue extrair grandes performances de seus atores. Tendo dois Oscars de Melhor Diretor e dois Oscar de Melhor Filme em sua carreira, Eastwood nos mostra que mesmo depois de tanto tempo, continua um dos melhores cineastas em atividade.
-Trabalhos mais notáveis: Sniper Americano (2014); Million Dollar Baby (2004); Gran Torino (2008)
Recomendação: Sobre Meninos e Lobos (2003).


5 – Christopher Nolan:



O diretor britânico se tornou bastante popular pela complexidade de suas tramas. Sua parceria com Hans Zimmer nos brindou com algumas das melhores trilhas sonoras dos últimos tempos. A montagem de seus filmes é um show à parte e cria tramas paralelas bem tensas, normalmente estreladas por atores que costumam trabalhar bastante com Nolan, como Michael Caine. Todos estes fatores transformaram Nolan em um dos diretores mais queridos entre a crítica, os cinéfilos e até o grande público.
-Trabalhos mais notáveis: O Grande Truque (2006); Batman – O Cavaleiro das Trevas (2008); Interestelar (2014)
Recomendação: Amnésia (2000).


4 – Os Irmãos Coen:


Joel e Ethan Coen são uma dupla de cineastas que ganharam notoriedade nos anos 80. Criaram uma legião de fãs nos anos 90 ao lançarem O Grande Lebowski e é fácil reconhecer seus trabalhos pela violência e a maneira única com que tratam o drama, o suspense e principalmente o humor negro. A parceria dos dois com o diretor de fotografia Roger Deakins ajudou a criar um tom único em seus filmes, bem como a esposa de Joel, Frances McDormand, que frequentemente estrela seus filmes. Ostentam dois Oscar de Roteiro, Um Oscar de Melhor Diretor e Um Oscar de Melhor Filme.
-Trabalhos mais notáveis: O Grande Lebowski (1998); Fargo (1996); Bravura Indômita (2010)
Recomendação: Onde os Fracos Não Tem Vez (2007).


3 – Steven Spielberg:


Criador do primeiro blockbuster da história (Tubarão), mestre dos filmes para toda a família. Talvez Spielberg seja o cineasta mais famoso da história. Todos os seus filmes acumulam gigantes bilheterias e sua versatilidade é notável, indo desde suspenses, passando por filmes família e até mesmo animações e chegando em dramas extremamente profundos. Steven Spielberg cravou seu nome na história do cinema e isso é inegável.
-Trabalhos mais notáveis: Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida (1981); Tubarão (1975); Jurassic Park (1993)
Recomendação: O Resgate do Soldado Ryan (1998).


2 – Quentin Tarantino:


Diálogos extremamente inteligentes, frases marcantes, violência extremamente plástica e exagerada, ótimos personagens, trilhas sonoras memoráveis, cenas longas e bastante tensas, movimentos de câmera e milhões de referências à cultura pop. Quentin Tarantino consegue unir perfeitamente o cinema cult com o cinema mainstream, não faltam motivos para pôr este cineasta na lista ou na lista de qualquer cinéfilo mundo afora. Seus filmes são aclamados pela crítica e público, o que rendeu duas estatuetas do Oscar por roteiro original.
-Trabalhos mais notáveis: Cães de Aluguel (1992); Kill Bill (2004); Bastardos Inglórios (2009)
Recomendação: Pulp Fiction (1994)


1 – Martin Scorsese:


Possivelmente o maior cineasta vivo. Martin Scorsese foi criado nos subúrbios de Nova Iorque e decidiu dedicar várias de suas obras a este cenário. Com uma versatilidade incrível, conseguiu passar pelas décadas e expor um pouco de sua visão em cada um de seus filmes. Com parcerias inconfundíveis, como Robert De Niro e Leonardo DiCaprio, Scorsese prova conseguir moldar seus atores, mesmo os mais inexperientes, e entregarem performances incríveis. Sua direção se enriquece com seu uso perfeito da trilha sonora e a violência realista.
Martin Scorsese conquistou o primeiro lugar na nossa lista e marcou para sempre a história do cinema por um simples fato. Ele sabe muito bem como contar uma história.
Tem post sobre ele aqui no blog.
-Trabalhos mais notáveis: Taxi Driver (1976); Touro Indomável (1980) Os Bons Companheiros (1990)
Recomendação: Os Infiltrados (2006).


Esperamos que tenham gostado do post. Se faltou algum diretor, podem deixar nos comentários. Em breve teremos mais top 10 sobre cinema!


Por: Rennan Gardini

10 comentários:

  1. Ei, Rennan! Tudo bem?

    Vou te dizer que fui lendo sua lista e fui amando cada vez mais! Sou fã surtada do Nolan (um dos meus diretores favoritos, diga-se de passagem), mas também admiro o trabalho de todos esses diretores que brilham de todas as formas. Diretores tão diferentes, mas todos magníficos!

    Beijos!
    http://www.as365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Também sou muito fã de Nolan também. Assisti todos os trabalhos dele! Que bom que vocegostou do post.
      Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  2. Olá, Renan! Tem filmes aí que eu adoro, mas não sabia quem eram os diretores, algo aliás, que venho prestando mais atenção ultimamente. Dessa lista, os que mais gosto e admiro são o Spielberg, Nolan e Tarantino. Adorei saber um pouco mais sobre os outros diretores, alguns filmes até anotei para assistir. Beijos.

    http://abducaoliteraria.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Espero que goste dos filmes, pensei com carinhos nas recomendações.
      Abraços!

      Excluir
  3. Oii Rennan. Gostei bastante deste artigo. Eu gosto muito de Spielberg e Nolan, mas devo admitir que dos outros nem tanto. Apesar de gostar de Tarantino por exemplo, prefiro ler análises do que realmente vê-las.
    Outros da lista não conhecia, mas espero ver em breve.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Espero que mude de ideia sobre algum dos diretores. Todos são muito bons... Dá uma chance pros filmes que recomendei, aposto que vai gostar!

      Excluir
  4. É muito interessante como reconhecemos esses cineastas pelas obras não é? Acredito que quando se consegue passar essa identidade criativa nada mais pode te parar. Admiro 90% dessas obras, as outras 10% ainda não vi hahaha mas tenho certeza que amaria igual!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom ver alguém que também admire o trabalho de grandes cineastas!

      Excluir
  5. Que post LINDO! Amo filmes e adorei suas escolhas, só nome TOP. Assisti o filme Mãe e gente como adorei esse filme, ele dá um nó, mas quando você começa a entender as simbologias do filme, pqp é bom demais.

    Gosto muito dos trabalhos de Spielberg e Tarantino, mas também sou apaixonada por Guillermo Del toro <3

    Gostei demais dos trabalhos Interestelar e Amnésia de Christopher Nolan, não curti muito o Batman dele, (com exceção do espetacular personagem coringa)o filme não me cativou como gostaria.

    Já anotei outros que ainda não assisti!
    Bjokas da Elo!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Minha nossa, me senti da velha guarda agora. E sinceramente esse post serviu pra me despertar um pouco sobre os grandes nomes que vem brilhando por trás das câmeras dos filmes de Hollywood. Amei a seleção e ainda mais o cuidado nas indicações dos filmes.
    parabéns, ficou brilhante!! ~Elis Blog Pretenses

    ResponderExcluir

 renata massa