Mesmo tendo apresentado algumas
peças lamentáveis, o cinema em 2017 teve seu saldo bem mais positivo do que
negativo. Nesse top 10, listaremos o que consideramos os melhores filmes do ano
dentro de muitos gêneros. Lembrando que se trata de um ponto de vista técnico,
e que gosto não se discute.
Disclaimer: Apesar de termos achado
Star Wars: Os Últimos Jedi um dos melhores filmes do ano, resolvemos não o pôr
na lista, para dar chance a outros filmes que também merecem estar no top 10. O
mesmo vale aos filmes de herói, em 2017 tivemos vários filmes excelentes nesse
gênero, porém, limitamos nossa escolha a apenas um (o que julgamos o melhor
filme de herói do ano) por motivos já citados.
Vamos à lista:
10 - T2 – Trainspotting: Apesar de
ter passado bem despercebido, a sequência do clássico de Danny Boyle se mostrou
um filme denso, dramático e lindo, assim como seu antecessor. Excelentes
atuações e uma direção primorosa fizeram deste o filme que abre nossa lista de
melhores do ano. Leiam a crítica no blog.
9 – Corra! – Jordan Peele é
conhecido bastante por seu trabalho com comédia, por isso, o terror “Corra!”
não foi levado à sério até sua estreia. Uma das mais gratas surpresas do ano, o
longa é pautado por momentos de tirar o fôlego e fazer o público colar na
cadeira. Fora a direção exemplar e uma ótima atuação de Daniel Kaluuya como
Chris, o filme ainda nos apresenta uma excelente discussão sobre o racismo.
8 – Dunkirk: “Christopher Nolan
fazendo filme histórico.” Essa frase sozinha já venderia o filme. O diretor de
Interestelar e de Amnésia nos surpreendeu com seu longa sobre A Batalha de
Dunkirk, ocorrida em 1940, no litoral da França.
Apesar de não ter muito
derramamento de sangue como outros longas sobre Segunda Guerra Mundial, Dunkirk
consegue demonstrar a brutalidade da guerra tão bem ou melhor do que os outros.
A direção de Nolan mostra uma visão bem menos poética do período, pesando muito
mais na crueza dos acontecimentos. Por conta disso, o filme se torna bem
intenso e angustiante. Obrigatório para os fãs do diretor.
7 – It: A Coisa: Ao contrário de A
Torre Negra, outra adaptação de uma obra do mestre Stephen King, It: A Coisa
foi um sucesso em todos os sentidos.
Mesmo tendo um tom ligeiramente
diferente do esperado, o filme não decepcionou em nada do que propôs a
entregar. Com seus personagens incrivelmente carismáticos, um vilão
amedrontador e cenas de terror muito bem construídas, o filme de terror do
palhaço Pennywise se tornou o mais rentável da história dos Estados Unidos. Tem crítica no blog.
6 – Bingo: O Rei das Manhãs: Já que
o assunto é palhaço, vamos para um filme nacional. O filme inspirado na
história de Arlindo Barreto foi uma excelente surpresa e já se estabeleceu como
um dos melhores filmes nacionais de todos os tempos.
A direção de Daniel Rezende é
impecável, o clima dos anos 80, os figurinos, a trilha sonora e a atuação
hipnotizante de Vladimir Brichta como Augusto Mendes fez o filme ser cotado
para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, e mesmo ele não tendo conseguido
chegar aos indicados, continua sendo um dos melhores do ano.
5 – War For The Planet Of The Apes:
O capítulo final da história do macaco Caesar (Andy Serkis) já era esperado em
qualquer lista de melhores do ano. Conseguindo ser ainda melhor que seus dois
antecessores, o longa nos deu uma visão ainda melhor da sociedade dos símios e
conseguiu empolgar e emocionar na mesma medida. Fechou a trilogia com
chave-de-ouro.
4 – Mãe!: Filme polêmico, que
dividiu opiniões e incomodou muitas pessoas com suas cenas fortes. O longa de
Darren Aronofsky é recheado de metáforas e alegorias religiosas.
Os que conseguirem decifrar o filme
e se satisfizerem com suas propostas vão encontrar uma experiência
cinematográfica excelente. Com grandes atuações de Michele Pfeiffer, Ed Harris,
Jennifer Lawrence e Javier Bardem, a película foi feita para chocar e
incomodar. Recomendo a todos que não tem estômago fraco e que tem paciência para
fazer a mente trabalhar durante uma história.
3 – Logan: O QUE FALAR DE LOGAN?
Uma despedida perfeita para Hugh Jackman? Sim!
O terceiro filme do Wolverine
conseguiu nos fazer esquecer de tudo que vimos nos dois últimos. Recheado com
uma violência crua, que é muito presente na vida do próprio Logan, o filme nos
entregou uma trama voltada aos personagens. Não é um filme sobre o Wolverine, e
sim sobre o Logan. Emocionante e agressivo, o longa nos entrega excelentes
performances de Patrick Stewart (Charles Xavier) e Hugh Jackman. Sem falar da
estreante Dafne Keen (Laura/X-23). Além de ser o melhor filme de herói do ano,
é o melhor filme do universo dos X-men e um dos melhores filmes de herói já
feitos, junto com O Cavaleiro das Trevas.
2 – Baby Driver: Consideramos esse
filme a maior surpresa de 2017. O longa sobre o jovem motorista de fuga, com um
problema de audição e viciado em música nos rendeu momentos emocionantes durante
sua exibição.
Com uma técnica impecável, Edgar
Wright consegue transformar filme e música em uma coisa só com este filme. O
ritmo é tão intenso que durante a exibição, você se pega sem saber como o filme
vai acabar. Cada tiro é uma batida, cada movimento é uma nota. A escalada dos
acontecimentos torna uma simples história de assalto em uma experiência
eletrizante. Melhor filme do Edgar Wright, apesar de não discutirmos se alguém
der esse posto à Scott Pilgrim.
1 – Blade Runner 2049: A
continuação do aclamado longa de ficção cientifica de Ridley Scott nos traz de
volta ao mundo dos replicantes de uma forma espetacular.
Com um ritmo lento e silêncios
propositais, o longa dirigido por Denis Villeneuve nos leva a uma jornada de
autodescoberta com K (Ryan Gosling). Fotografia primorosa, direção impecável,
excelente roteiro e muita emoção trouxeram esse filme à nossa primeira
colocação e elevou Villeneuve como um dos maiores diretores da sua geração.
Ahhhhhhhhhhhhhhhh eu to gritando! Logan foi, com toda certeza do universo o melhor herói de 2017. Que falar mdsssss!
ResponderExcluirOs outros filmes ainda não assisti em suma maioria. Mas eu confio bastante na tua opinião e vou anotar a dicas sentindo meu coração vai se acabar com o rei do cinema Cristopher Nolan.
Beijos.
Fantástica Ficção
Olá, tudo bom?
ResponderExcluirTemos gostos muito diferentes. O único da lista que assisti foi It, e é realmente muito bom. Logan ouvi comentários muito bons também, mas não sou ligada nesse universo.
Adorei o post.
Beijos, Ally.
Amor Literário
Oiee!!
ResponderExcluirLogan é o melhor!!!!
Já assisti alguns da sua lista. Corra, It, Planeta dos Macacos, Logan e Mãe. Esse último é bem polêmico mesmo e divide opiniões, eu ainda não sei a minha ao certo kkkkkkkkkkkk.
Gostei muito do post e estou levando duas indicações pra conferir e depois te conto.
bjs,
Fê
Conduta Literária
Ei! Tudo bem?
ResponderExcluirAmei suas escolhas, de verdade!
Concordo com boa parte delas :)
Logan foi um filme incrível que me fez delirar do início ao fim.
Minha irmã assistiu "Mãe" e amou muito, falou que foi um dos melhores do ano, mas está concorrendo ao "Framboesa de Ouro" né... haha
Pra mim, o melhor é Dunkirk, e eu juro que não é porque eu amo o Nolan!
Beijos!
http://www.as365coresdouniverso.com.br/
Louca para ver Dundirk! Mother!, It, Logan e Baby Driver realmente foram filmes incríveis amei!!! Os outros já estou anotando a dica para ver em breve, adorei!
ResponderExcluirBeijos
Cores Literárias
It e Planeta dos Macacos arrasaram com certeza!!!!
ResponderExcluirEm geral eu gosto muito de adaptações :)
osenhordoslivrosblog.wordpress.com
Chocada que não vi a maioria dos filmes da sua lista! Precisamos resolver isso urgente, pra ontem! Os que mais quero assistir são Corra! e Baby Driver. No mais, concordo com It e Logan! Adorei as recomendações, a maioria delas já estão bem anotadinhas aqui. Beijos :)
ResponderExcluirhttps://abducaoliteraria.wordpress.com
Oiie
ResponderExcluirCorra! e Logan são maravilhosos, eu amei demais! kk Minha mãe assistiu o filme "Mãe!" e não gostou kkkkkkk nem quero ver, não gostei da premissa mas fico feliz por você ter gostado. Ainda não vi It porque quero ler o livro antes. Adorei a lista, vou pesquisar os outros depois para assistir.
BJos, Bya! 💋
Aah! Que lista maravilhosa!! Dela só vi dois Logan e It, e sem dúvidas foram maravilhosos, surpreendentes,bem feitos!!
ResponderExcluirQuero muito ver corra , gosto quando os atores consagrados num gênero se arriscam em outro e trazem uma ótima atuação!
Com certeza irei ver!!
Amei a dica! Beijos
Olá como estão?. Eu leio seus comentários e sinto que história é boa, mas o que Realmente faz a diferença é a participação de Katherine Heigl neste filme, já que pela grande experiência que eles têm no meio da atuação fazem com que os seus trabalhos sejam impecáveis e sempre conseguem transmitir todas as suas emoções, inclusive aqui: Paixão Obsessiva vão passar na TV, por se acaso você não tenha visto, essa será uma excelente oportunidade e garanto que você não irá se arrepender.
ResponderExcluir