8 de jan. de 2018

OS MELHORES FILMES DE 2017

Mesmo tendo apresentado algumas peças lamentáveis, o cinema em 2017 teve seu saldo bem mais positivo do que negativo. Nesse top 10, listaremos o que consideramos os melhores filmes do ano dentro de muitos gêneros. Lembrando que se trata de um ponto de vista técnico, e que gosto não se discute.

Disclaimer: Apesar de termos achado Star Wars: Os Últimos Jedi um dos melhores filmes do ano, resolvemos não o pôr na lista, para dar chance a outros filmes que também merecem estar no top 10. O mesmo vale aos filmes de herói, em 2017 tivemos vários filmes excelentes nesse gênero, porém, limitamos nossa escolha a apenas um (o que julgamos o melhor filme de herói do ano) por motivos já citados.
Vamos à lista:



10 - T2 – Trainspotting: Apesar de ter passado bem despercebido, a sequência do clássico de Danny Boyle se mostrou um filme denso, dramático e lindo, assim como seu antecessor. Excelentes atuações e uma direção primorosa fizeram deste o filme que abre nossa lista de melhores do ano. Leiam a crítica no blog.




9 – Corra! – Jordan Peele é conhecido bastante por seu trabalho com comédia, por isso, o terror “Corra!” não foi levado à sério até sua estreia. Uma das mais gratas surpresas do ano, o longa é pautado por momentos de tirar o fôlego e fazer o público colar na cadeira. Fora a direção exemplar e uma ótima atuação de Daniel Kaluuya como Chris, o filme ainda nos apresenta uma excelente discussão sobre o racismo.
Destaque para as reviravoltas, que me deixaram maluco!




8 – Dunkirk: “Christopher Nolan fazendo filme histórico.” Essa frase sozinha já venderia o filme. O diretor de Interestelar e de Amnésia nos surpreendeu com seu longa sobre A Batalha de Dunkirk, ocorrida em 1940, no litoral da França.
Apesar de não ter muito derramamento de sangue como outros longas sobre Segunda Guerra Mundial, Dunkirk consegue demonstrar a brutalidade da guerra tão bem ou melhor do que os outros. A direção de Nolan mostra uma visão bem menos poética do período, pesando muito mais na crueza dos acontecimentos. Por conta disso, o filme se torna bem intenso e angustiante. Obrigatório para os fãs do diretor.




7 – It: A Coisa: Ao contrário de A Torre Negra, outra adaptação de uma obra do mestre Stephen King, It: A Coisa foi um sucesso em todos os sentidos.
Mesmo tendo um tom ligeiramente diferente do esperado, o filme não decepcionou em nada do que propôs a entregar. Com seus personagens incrivelmente carismáticos, um vilão amedrontador e cenas de terror muito bem construídas, o filme de terror do palhaço Pennywise se tornou o mais rentável da história dos Estados Unidos. Tem crítica no blog.




6 – Bingo: O Rei das Manhãs: Já que o assunto é palhaço, vamos para um filme nacional. O filme inspirado na história de Arlindo Barreto foi uma excelente surpresa e já se estabeleceu como um dos melhores filmes nacionais de todos os tempos.
A direção de Daniel Rezende é impecável, o clima dos anos 80, os figurinos, a trilha sonora e a atuação hipnotizante de Vladimir Brichta como Augusto Mendes fez o filme ser cotado para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, e mesmo ele não tendo conseguido chegar aos indicados, continua sendo um dos melhores do ano.




5 – War For The Planet Of The Apes: O capítulo final da história do macaco Caesar (Andy Serkis) já era esperado em qualquer lista de melhores do ano. Conseguindo ser ainda melhor que seus dois antecessores, o longa nos deu uma visão ainda melhor da sociedade dos símios e conseguiu empolgar e emocionar na mesma medida. Fechou a trilogia com chave-de-ouro.
Confira nossa crítica para mais informações.




4 – Mãe!: Filme polêmico, que dividiu opiniões e incomodou muitas pessoas com suas cenas fortes. O longa de Darren Aronofsky é recheado de metáforas e alegorias religiosas.
Os que conseguirem decifrar o filme e se satisfizerem com suas propostas vão encontrar uma experiência cinematográfica excelente. Com grandes atuações de Michele Pfeiffer, Ed Harris, Jennifer Lawrence e Javier Bardem, a película foi feita para chocar e incomodar. Recomendo a todos que não tem estômago fraco e que tem paciência para fazer a mente trabalhar durante uma história.




3 – Logan: O QUE FALAR DE LOGAN? Uma despedida perfeita para Hugh Jackman? Sim!
O terceiro filme do Wolverine conseguiu nos fazer esquecer de tudo que vimos nos dois últimos. Recheado com uma violência crua, que é muito presente na vida do próprio Logan, o filme nos entregou uma trama voltada aos personagens. Não é um filme sobre o Wolverine, e sim sobre o Logan. Emocionante e agressivo, o longa nos entrega excelentes performances de Patrick Stewart (Charles Xavier) e Hugh Jackman. Sem falar da estreante Dafne Keen (Laura/X-23). Além de ser o melhor filme de herói do ano, é o melhor filme do universo dos X-men e um dos melhores filmes de herói já feitos, junto com O Cavaleiro das Trevas.




2 – Baby Driver: Consideramos esse filme a maior surpresa de 2017. O longa sobre o jovem motorista de fuga, com um problema de audição e viciado em música nos rendeu momentos emocionantes durante sua exibição.
Com uma técnica impecável, Edgar Wright consegue transformar filme e música em uma coisa só com este filme. O ritmo é tão intenso que durante a exibição, você se pega sem saber como o filme vai acabar. Cada tiro é uma batida, cada movimento é uma nota. A escalada dos acontecimentos torna uma simples história de assalto em uma experiência eletrizante. Melhor filme do Edgar Wright, apesar de não discutirmos se alguém der esse posto à Scott Pilgrim.





1 – Blade Runner 2049: A continuação do aclamado longa de ficção cientifica de Ridley Scott nos traz de volta ao mundo dos replicantes de uma forma espetacular.
Com um ritmo lento e silêncios propositais, o longa dirigido por Denis Villeneuve nos leva a uma jornada de autodescoberta com K (Ryan Gosling). Fotografia primorosa, direção impecável, excelente roteiro e muita emoção trouxeram esse filme à nossa primeira colocação e elevou Villeneuve como um dos maiores diretores da sua geração.
Leiam a crítica no blog.



Por: Rennan Gardini

10 comentários:

  1. Ahhhhhhhhhhhhhhhh eu to gritando! Logan foi, com toda certeza do universo o melhor herói de 2017. Que falar mdsssss!
    Os outros filmes ainda não assisti em suma maioria. Mas eu confio bastante na tua opinião e vou anotar a dicas sentindo meu coração vai se acabar com o rei do cinema Cristopher Nolan.
    Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bom?
    Temos gostos muito diferentes. O único da lista que assisti foi It, e é realmente muito bom. Logan ouvi comentários muito bons também, mas não sou ligada nesse universo.
    Adorei o post.

    Beijos, Ally.
    Amor Literário

    ResponderExcluir
  3. Oiee!!

    Logan é o melhor!!!!
    Já assisti alguns da sua lista. Corra, It, Planeta dos Macacos, Logan e Mãe. Esse último é bem polêmico mesmo e divide opiniões, eu ainda não sei a minha ao certo kkkkkkkkkkkk.
    Gostei muito do post e estou levando duas indicações pra conferir e depois te conto.

    bjs,

    Conduta Literária

    ResponderExcluir
  4. Ei! Tudo bem?

    Amei suas escolhas, de verdade!
    Concordo com boa parte delas :)
    Logan foi um filme incrível que me fez delirar do início ao fim.
    Minha irmã assistiu "Mãe" e amou muito, falou que foi um dos melhores do ano, mas está concorrendo ao "Framboesa de Ouro" né... haha
    Pra mim, o melhor é Dunkirk, e eu juro que não é porque eu amo o Nolan!

    Beijos!
    http://www.as365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Louca para ver Dundirk! Mother!, It, Logan e Baby Driver realmente foram filmes incríveis amei!!! Os outros já estou anotando a dica para ver em breve, adorei!

    Beijos

    Cores Literárias

    ResponderExcluir
  6. It e Planeta dos Macacos arrasaram com certeza!!!!
    Em geral eu gosto muito de adaptações :)

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Chocada que não vi a maioria dos filmes da sua lista! Precisamos resolver isso urgente, pra ontem! Os que mais quero assistir são Corra! e Baby Driver. No mais, concordo com It e Logan! Adorei as recomendações, a maioria delas já estão bem anotadinhas aqui. Beijos :)

    https://abducaoliteraria.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Oiie
    Corra! e Logan são maravilhosos, eu amei demais! kk Minha mãe assistiu o filme "Mãe!" e não gostou kkkkkkk nem quero ver, não gostei da premissa mas fico feliz por você ter gostado. Ainda não vi It porque quero ler o livro antes. Adorei a lista, vou pesquisar os outros depois para assistir.
    BJos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  9. Aah! Que lista maravilhosa!! Dela só vi dois Logan e It, e sem dúvidas foram maravilhosos, surpreendentes,bem feitos!!
    Quero muito ver corra , gosto quando os atores consagrados num gênero se arriscam em outro e trazem uma ótima atuação!
    Com certeza irei ver!!
    Amei a dica! Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá como estão?. Eu leio seus comentários e sinto que história é boa, mas o que Realmente faz a diferença é a participação de Katherine Heigl neste filme, já que pela grande experiência que eles têm no meio da atuação fazem com que os seus trabalhos sejam impecáveis e sempre conseguem transmitir todas as suas emoções, inclusive aqui: Paixão Obsessiva vão passar na TV, por se acaso você não tenha visto, essa será uma excelente oportunidade e garanto que você não irá se arrepender.

    ResponderExcluir

 renata massa